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Sais Minerais

Os sais minerais estão presentes nos alimentos em quantidades bastante variadas, pelo que para assegurar uma ingestão adequada destes nutrientes é essencial uma alimentação diversificada, incluíndo os vários grupos de alimentos.

Em função das nossas necessidades diárias, podemos subdividi-los em dois grupos:  


  • os minerais; como o cálcio, o potássio, o magnésio, o fósforo e o sódio, cujas necessidades do organismo são superiores aos 100mg /dia.
  • os oligoelementos; como o ferro, o zinco, o iodo, selénio, etc. cujas necessidades diárias são inferiores aos 100mg.


Tabela nutricional






MINERAIS



FUNÇÕES


FONTES ALIMENTARES

CÁLCIO
Calcio

Formação de ossos e dentes; Intervém na libertação de neurotransmissores, função hormonal; activação de enzimas; transmissão dos impulsos nervosos; regulação da função muscular cardíaca; coagulação sanguínea.

Leite, queijo, iogurtes, natas, couves (galega, portuguesa), nabiças, espinafres, brócolos, ovos, peixes, frutos secos.

MAGNÉSIO

Componente essencial de muitas enzimas envolvidas no metabolismo; importante na transmissão e actividade neuromuscular; intervém na relaxamento muscular e actividade do sistema nervoso.


Sementes, frutos secos, cereais integrais, leguminosas, hortaliças de folha verde, alguns frutos frescos.


FÓSFORO
Fosforo

Formação e crescimento de dentes e ossos; Fundamental para crescimento, manutenção e reparação dos tecidos, transporte de nutrientes e armazenamento de energia.



Leite e derivados, peixe, gema de ovo, frutos gordos, leguminosas e cacau.


ZINCO
VitaminaE

Componente de muitas enzimas envolvidas no metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras; fundamental na resposta imunológica e processos de cicatrização de feridas.


Peixe, marisco; ostras; carne; gema de ovo, leite e derivados.


FERRO

Componente da hemoglobina e mioglobina: transporta o oxigénio às células; Componente importante de vários sistemas enzimáticos.


Figado, carne, ovos, peixe, leguminosas, cereais integrais, marisco; hortaliças verde-escuras.


IODO

Fundamental ao funcionamento da tiróide; intervém nos processos de crescimento e reprodução, sistema nervoso, cabelo e pele; ajuda na regulação da temperatura corporal.


Peixe do mar e horticolas provenientes de solos ricos em iodo.


SÓDIO
Sodio

Equilíbrio hidro-electrolitico; Intervém na transmissão de impulsos nervosos; contracção muscular; normalização do ritmo cardíaco.


Sal de cozinha; produtos processados; enchidos; queijos; alimentos ou produtos salgados.


POTÁSSIO

Equilibrio hidro-electrolitico; Intervém na transmissão de impulsos nervosos; contracção muscular; normalização da pressão arterial e do ritmo cardíaco.


Frutos e vegetais leguminosas, peixe, frutos gordos e cacau.





NUTRIENTES

REGULADORES

Vitaminaspequena VITAMINAS
SaisMineraispequena SAIS MINERAIS
FibraAlimentarpequena FIBRA ALIMENTAR

Aguapequena ÁGUA






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