A carregar...
 
Cozinha Saudável

Transforme a sua cozinha.
Torne-a ainda mais saborosa e saudável.


A forma como cozinhamos os alimentos é muito importante, não só porque pode influenciar o equilíbrio alimentar, mas também porque é determinante no prazer de comer.
Com o actual estilo de vida apressado, as pessoas têm cada vez menos tempo para cozinhar. No entanto mesmo sem ter que passar várias horas na cozinha, é possível fazer refeições rápidas, saudáveis e plenas de sabor.

É vulgar pensar-se que apenas os alimentos cozidos ou grelhados são permitidos numa alimentação saudável mas não é verdade. O que influencia realmente a culinária são as quantidades de sal e de gordura e a temperatura a que submetemos os alimentos.
Métodos de confecção como estufar, saltear ou assar no forno podem ser fantásticos e cheios de sabor. Está nas suas mãos fazer a diferença:


  1. Utilize sempre uma gordura de boa qualidade e em pequena quantidade.
  2. Não deixe a gordura atingir temperaturas elevadas. Se adicionar um pouco de líquido, como água ou vinho branco ou uma marinada, evita que a temperatura aumente e “queime” a gordura.
  3. Diminua as quantidades de sal que adiciona aos alimentos.
  4. Use e abuse das ervas aromáticas, condimentos e marinadas.
  5. Faça caldeiradas, jardineiras e ensopados, misture vários alimentos no mesmo recipiente, assim aumenta o sabor do “prato” e a diversidade de nutrientes.


São pequenos cuidados, que associados à sua imaginação lhe podem proporcionar prazer e saúde à sua mesa. 


A importância de saber “encher” o prato!

Existem vários alimentos que devem ser incluídos nas refeições principais e principal objectivo é fornecerem ao organismo os nutrientes que necessita.
Assim não é indiferente o que come, e as proporções de alimentos que coloca no seu prato são extremamente importantes:


  1. Sirva-se em primeiro lugar de legumes e ocupe cerca de metade do prato. Podem ser crus em salada ou cozinhados de diferentes formas, o importante é que ao contrário do que é habitual, estejam sempre presentes.
  2. Depois sirva-se de arroz ou massa, ou batata ou leguminosas, mas lembre-se que devem ocupar apenas 1/4 do prato.
  3. Finalmente a carne ou o peixe ou os ovos que devem ocupar o restante 1/4 do prato.
  4. Termine a refeição preferencialmente com 1 peça de fruta.



Aproveite e cozinhe para mais do que uma vez

Se tem pouco tempo para cozinhar aumente as doses que confecciona e guarde no frigorífico ou no congelador para outras refeições. Pode fazer isto com a sopa, os legumes, arroz e muitos outros pratos.


Reduza as quantidades de gordura

Antes de cozinhar os alimentos retire-lhes todas as gorduras visíveis e a pele. Utilize pequenas quantidades de gordura para estufar, saltear ou assar no forno.
Tenha cuidado com as natas, sempre que possível substitua-as por iogurte magro, leite ou queijo magro.
Frite apenas de vez em quando e sempre com gorduras adequadas.
Utilize sempre que possível recipientes antiaderentes.




          voltar