Um Ato Nobre é uma ação realizada em benefício de terceiros, ausente de qualquer interesse pessoal, refletindo o carácter de quem a pratica ao demonstrar integridade, honra e humanidade.
Desde 2013 que a Nobre Casa de Cidadania atua no âmbito da sensibilização e educação para a Cidadania promovendo o exemplo individual como promotor da melhoria cívica do indivíduo e da sociedade.


A Nobre Casa de Cidadania
tem como objetivos:
-
01.
Identificar, reconhecer e distinguir cidadãos que se notabilizem pela realização de Atos Nobres, de modo a dignificar e homenagear os cidadãos que os praticam.
-
02.
Divulgar, através da educação pelo exemplo, a realização de Atos Nobres.
-
03.
Comunicar e fazer perdurar através do reconhecimento público os Atos Nobres praticados por cidadãos.
Descobre os Atos Nobre
homenageados da última edição

Alexandra Vaz
CIDADÃO NOBRE
Apesar da sua saúde mais debilitada, Alexandra Vaz apoiou dezenas de famílias através do grupo solidário de Facebook “Acção Solidária” com a entrega de roupa, comida ou resposta a outras necessidade identificadas.
Assim, foi-lhe atribuído o título de Cidadão Nobre,atríbuído pela Nobre Casa de Cidadania.

Luciano Souza
CIDADÃO NOBRE
Largou tudo em Portugal para viajar para Moçambique, após a tempestade Idaí para ajudar a comunidade.

Rute Galvão
CIDADÃO NOBRE
Percorreu kms de estrada para, por iniciativa própria, prestar cuidados de psiquiatria a doentes que se encontravam longe do hospital.

Luís Soares
CIDADÃO NOBRE
Durante a pandemia Covid-19, Luís Soares criou a plataforma “Escola para Todos”, recolhendo equipamentos informáticos novos e usados, doando-os posteriormente às escolas do concelho de Cinfães para que o ensino à distância fosse possível para todos. Um Ato Nobre digno de distinção!

Andreia Castro
CIDADÃO NOBRE
Deslocou-se sozinha ao Líbano, após as explosões em Beirut, para ajudar a população, tendo também conseguido reunir um conjunto de voluntários e grandes quantidades de medicamentos e material médico.

José Pedro Ferreira
CIDADÃO NOBRE
Realiza palestras motivacionais cujos lucros revertem a favor de instituições de solidariedade. Já angariou cerca de 500.000€.

Joaquim Sá
CIDADÃO NOBRE
Há mais de 30 anos que dedica o seu tempo livre para ajudar sem-abrigo através da recolha de alimentos, preparação e distribuição de alimentos.

Palhaços D’Opital
CIDADÃO NOBRE
Os Palhaços D’Opital têm uma missão sem igual: dar alegria aos momentos mais difíceis. Pelo ato Nobre de manter as visitas presenciais ao IPO de Coimbra, durante a pandemia da Covid-19, levando alegria e arte aos doentes internados, a organização foi distinguida com o Título Cidadão Nobre.

Isabel Fraga
CIDADÃO NOBRE
Altruísmo, Desprendimento e Carácter foram os valores que a Nobre Casa de Cidadania atribuiu a Isabel Fraga. Isabel participou como voluntária no projeto “Fraternidade sem Frzonteiras” em Madagáscar apoiando a população em situações frágeis e contribuindo para a melhoria de vida das mesmas, tendo ainda passado anteriormente por outros projetos de solidariedade em países africanos.